1902 - Ano de construção da Casa de Dona Yayá - Você conhece?
- By Laine Oliveira
- Aug 1, 2018
- 1 min read

O espaço ao redor da casa com suas árvores nos faz ver uma São Paulo de terrenos largos e fartos, Verdadeiras chácaras. Assim era boa parte das casas e seus terrenos na cidade no início do século XX.
Localizado no bairro da Bela Vista, esta construção é considerada uma das últimas remanescentes da coleção de chácaras da região central da cidade. Atualmente, a casa apresenta características atribuídas por quatro grandes reformas feitas pelos seus cinco proprietários ao longo dos anos.
Sua proprietária mais ilustre e conhecida foi Sebastiana de Mello Freire, ou Dona Yayá, que viveu no imóvel reclusa entre 1919 e 1961. Dona Yayá, uma brasileira que teve uma trajetória de vida repleta de tragédias. Apesar de ter herdado uma fortuna com o falecimento de seus pais, acabou desenvolvendo em seguida uma doença mental que resultou em seu estado recluso desde a mocidade até o final de sua vida, aos 74 anos.
Sua herança, uma vez que não teve filhos, foi motivo de muitas discussões na cidade até que todos seus bens tenham sido concedidos a Universidade de São Paulo.
Atualmente, no espaço, é possível conhecer mais detalhes sobre esta história que também é conhecido como Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo.
Aberto para visitação das 09h00 às 17h00.
Endereço: R. Maj. Diogo, 353 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01324-001
Telefone: (11) 2648-1501
Facebook: https://www.facebook.com/cpcusp
Foto e texto: Laine Oliveira
Comments