A Rua São Caetano ainda é a Rua das Noivas?
- By Laine Oliveira
- May 9, 2017
- 3 min read

A rua foi aberta em 1802 e durante muitos anos foi somente uma trilha que iniciava na atual Tiradentes seguindo até o antigo hospital dos leprosos. Depois de ser nominada como Rua dos Lázaros, em razão do hospital dos Lázaros, passou a ser citada como “Travessia do Seminário” e em 1881 a proposta da Câmara aceitou a alteração para Rua de "Sam Caetano", seguindo ainda a escrita antiga.
Ela tornou-se conhecida como Rua das Noivas em 1970 quando uma gama de lojistas resolveu ali instalar seus comércios de apetrechos diversos para casamentos, principalmente para noivas e noivos. Dizem, os mais experientes, que aos poucos a concorrência foi se instalando na rua o que possibilitou atrair um número maior de “freguesas” e consequentemente visitações e vendas. A rua foi ficando popularmente conhecida e conquistou não somente São Paulo, mas muitos visitantes de outras regiões do país.
E foi assim por muitos anos. Aos sábados então, sempre houve um festival de noivas com familiares e amigos em um tour para escolher o vestido perfeito - era o tradicional programa de fim de semana. A comodidade de encontrar tudo em uma única rua e a variedade de modelos, atendimento, sapatos e acessórios sempre foram os principiais atrativos. Algumas ruas ao redor também ganharam lojas especializadas no assunto, pegando carona na badalada vizinha São Caetano.
A pergunta que não quer calar – a Rua São Caetano ainda é a famosa Rua das Noivas? Ou se tornou uma rua em que se pode comprar vestidos de noivas? O que pode ter mudado neste business?
Em recentes visitas à rua, aos sábados, para escrever este artigo para meu blog "É Fácil Amar São Paulo" – já que é o mês das noivas – fiquei surpresa com o pouco movimento na região e na rua em si, se comparado com anos anteriores. Vi estabelecimentos fechados e consultoras de vendas trabalhando duro para atrair clientes para as lojas existentes.
Mas o que mudou afinal? Os bolsos estão mais tímidos? Há ateliês em outras regiões da cidade que ousam e inovam mais em suas criações e atendimento? O atual cenário econômico tem adiado o sonho de uma cerimônia tradicional?
Muitas foram as indagações que eu fiz para entender o que está acontecendo, enquanto caminhava pela rua, constatando a mudança no cenário e observando cada detalhe daqueles vestidos lindíssimos que inevitavelmente mexem com nossas emoções. Ainda que esse nunca tenha sido seu sonho - o de entrar de véu e grinalda em uma igreja – andar pela São Caetano lhe permite repensar mais sobre o assunto.
A realidade é que o mercado mudou. A concorrência está ainda mais acirrada em um momento econômico muito sensível para boa parte da população, o modelo mental sobre cerimônias de casamento para algumas pessoas também mudou, dando margem para a criação de soluções diferenciadas e customizadas, como por exemplo os casamentos temáticos ou cerimônias mais simples, e o que era tradição e essencial para alguns pode ser agora algo desnecessário.
Após tirar minhas próprias conclusões sobre o negócio Rua São Caetano, só tive uma única certeza - a beleza de um vestido de noiva, qualquer que seja o gosto, não está somente em sua composição em si – pedras, bordados, brilhos, cortes e decotes – mas na expectativa depositada em tudo que ele pode representar para uma união feliz - família, cumplicidade, amor, sexo e companheirismo.
Enquanto não chega a minha vez de pensar sobre o que vestir...rsrs, fico na torcida para que esta tradicional rua de São Paulo e seus comerciantes continuem atraindo e alimentando o desejo de uma cerimônia linda, um casamento feliz e fazendo jus ao seu tradicional e histórico nome "Rua das Noivas".
Foto: Laine Oliveira
Qual é sua opinião? Deixe seu comentário.
Commenti