top of page
Search

O Engraxate de SP- Uma tradição que começou com os italianos - Na foto, a dedicação de Flávio Guimar

  • By Laine Oliveira
  • Mar 20, 2017
  • 1 min read

Andar no centro de São Paulo, principalmente durante momentos em que a correria não toma conta do nosso tempo, é apreciar cada surpresa de seus becos. É possível admirar no centro muitas das tradições, como a famosa pausa para um café, a tragada do cigarro nas esquinas, o vendedor de jornal e os famosos engraxates.


O ofício de engraxate, passou por muitas modificações no que diz respeito aos pontos de trabalho, demanda e até perfil desses profissionais, que como conta a história, começou em 1877 com a chegada dos italianos - imigrantes. No início eram crianças e adolescentes entre 10-14 anos que perambulavam pelas ruas de São Paulo com suas caixinhas carregadas de lata de graxa, escova, pedaços de pano, etc.






A certeza que temos, com a chegada do progresso à cidade, suas constantes mudanças na economia e a abundante oferta de produtos para lustrar sapatos, é que quem admira este ofício ou arte, continua valorizando a dedicação e a experiência de profissionais como o Flávio

Guimarães e seus companheiros. Os perfis de clientes são diversos, desde um visitante, durante seu passeio pela cidade, até clientes costumeiros como Sr. Pedro (foto) e que trabalha na redondeza.


Esta é uma visita que não deve faltar no seu roteiro!


Aproveite para conhecer o Flávio e seus colegas de trabalho no quiosque da Praça. Antonio Prado, em frente à BMF – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

VAI UMA GRAXA AÍ, DOUTOR? Foto: Laine Oliveira


 
 
 

Comments


bottom of page