top of page
Search

Ahh se nossas faixas de pedestres falassem!

  • Laine Oliveira
  • Apr 5, 2017
  • 2 min read

Perdi a conta de quantas vezes fiquei “horas” parada em uma faixa de pedestre esperando um ser do bem parar e me dar a vez em um espaço e travessia que segundo o Código De Trânsito Brasileiro deveria ser respeitado.

Perdi a conta de quantas vezes fui xingada por outro motorista logo atrás do meu carro porque respeitei a faixa de pedestre e deixei senhoras, senhores e crianças atravessarem.

Eu sempre me pergunto: Será que este cidadão não tem família? Será que seus familiares sempre andam de carro? E se fosse a mãe dele? E se fosse um filho a caminho da escola tentando atravessar uma rua enfrentando tamanha dificuldade?

A verdade é que quando pensamos em uma cidade melhor precisamos também olhar para nós mesmos e avaliar o que estamos fazendo para que isso aconteça. Respeitar a faixa de pedestre é algo que vai além do fator infração ou multa, é agir definitivamente como cidadão e respeitar a vida. É algo que não se aprende somente na escola, mas que deve vir de nossas casas, dos nossos pais e servir de exemplo.

Observo que algumas vezes quando paro meu carro para alguém atravessar, um outro motorista um pouco mais atento, também para ao meu lado. Isso para mim já é um grande ganho porque significa que servi de exemplo e com certeza este alguém vai pensar duas vezes antes de desrespeitar uma travessia de pedestres em uma próxima oportunidade. Assim espero, rs.

Por outro lado se os pedestres criarem o hábito e também respeitarem suas vidas procurando sempre atravessar em uma faixa de pedestre, todos terão uma cidade muito melhor.

E você, o que está fazendo para uma cidade melhor?

“Capítulo IV - DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS

Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código. Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos."


 
 
 

Comments


bottom of page